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Para falar sobre gênero na escola

É preciso refletir sobre o que estamos traçando para as futuras gerações em relação à igualdade e à equidade de gêneros. Vamos juntos?

Texto  Januária Alves

O brasil é o 5o país no mundo — em um grupo de 83 — em que se matam mais mulheres, de acordo com o Mapa da Violência de 2015, organizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Entre 2003 e 2013, o número de mulheres mortas em condições violentas passou de 3.937 para 4.762 — o que representou 13 feminicídios por dia —, registrando um aumento de 21% na década. 

Em 2017, houve 12.112 registros de violência contra pessoas trans e 257.764 casos de violência contra homossexuais ou bissexuais no Brasil. Foram 11 agressões contra pessoas trans e 214 contra pessoas homo/bi no país a cada dia. No mesmo ano, mulheres foram 67% das vítimas de agressão física registradas no país. 

Os números falam por si e justificam por que as questões de gênero estão não apenas nas páginas policiais da mídia, mas também nas salas de estar das famílias e adentrando as salas de aula. É preciso falar sobre essas questões para fornecer subsídios para que as crianças e os jovens compreendam que elas têm muito a ver com a nossa vida cotidiana e para que sejam capazes de transformar essa realidade cruel e difícil de lidar.  

“Carregamos dados alarmantes de violência de gênero. O Brasil está entre os primeiros no ranking de feminicídio e é o primeiro em assassinato de pessoas travestis e transexuais. Não podemos mais nos silenciar e naturalizar esses dados. Estamos falando sobre precarização de existências, sobre mortes e desumanização de sujeites. É compromisso da educação falar da vida e buscar caminhos pluriversais que tornem possível o direito básico e essencial de existir, de trabalhar, de conviver, de ser”, afirma Vanessa Fort, uma das autoras do livro Para falar sobre gênero, lançamento da Coleção Informação e Diálogo, publicada pela Moderna. Uma das questões centrais do livro é discutir essas questões tão complexas, apontando possíveis caminhos para uma abordagem em  sala de aula livre de preconceitos e baseada nas evidências científicas, nos estudos sociais e nas manifestações culturais. De modo a ajudar as novas gerações a compreender que essa é uma construção histórica e que, portanto, pode e deve ser transformada.

Sabemos que temáticas com essa complexidade, muitas vezes, levam a um “afastamento” das pessoas, porque é realmente difícil encarar que seres humanos submetam outros a esse tipo de tratamento, e, então, é preferível não ver ou não falar sobre isso. E na escola não é diferente. O desafio de levar esse assunto para a sala de aula envolve não apenas questões de ordem ética e sexual, mas sobretudo a quebra de estereótipos e preconceitos que fazem com que o assunto ainda seja tabu nos dias de hoje. “… é no dia a dia, nas relações mais próximas, na micropolítica, que percebemos o quanto esse tema é necessário. […] é urgente que nas escolas e nas famílias se conheça e se discuta pensamentos e ideias de pensadoras que há tempos vêm nos ampliando o olhar para as questões e os desafios do mundo contemporâneo. Elas nos emprestam lentes novas para ver o mundo”, chama atenção Gabriela Romeu, a outra autora do livro. Para ela, é fundamental que essa produção intelectual, ainda nova no mercado, seja levada para a escola. São livros, vídeos, reportagens, produzidos por mulheres, que trazem um olhar descongestionado e mais objetivo para servir de inspiração para um debate na escola.  

“As pensadoras negras têm, historicamente, aberto uma imensidão de dimensões críticas a essa discussão, no Brasil e no mundo, mostrando nossos abismos históricos. Nomes como Lélia Gonzalez, Maria Beatriz Nascimento, Bell Hooks, Angela Davis, Carla Akotirene, Maria Clara Araújo, Winnie Bueno, Floutine Marie, Neon Cunha, Thiffany Odara estão entre algumas delas”, complementa a coautora Vanessa. 

Questão mutável e mutante

A questão de gênero, como todas aquelas que envolvem o ser humano, transforma-se com o tempo. Compreender essa mutabilidade e analisar como ela se manifesta no nosso cotidiano é um dos desafios que a escola enfrenta nos dias de hoje. 

No final de 2020, o Liceu Franco Brasileiro, colégio localizado na zona sul do Rio de Janeiro, havia decidido adotar a neutralidade de gêneros em suas comunicações internas. Todavia, o uso do termo “querides alunes” em documentos oficiais desencadeou uma polêmica com algumas famílias e alunos que questionaram o posicionamento. A resposta do colégio veio com um parecer nas redes sociais, comunicando que voltaria a utilizar a norma culta da língua. Entretanto, a instituição informou que não deixaria de abordar a questão de gênero dentro dos muros da escola. A circular divulgada pelo Liceu fala do “compromisso com a promoção do respeito à diversidade e da valorização das diferenças no ambiente escolar”. Ou seja, ao tentar incluir questões contemporâneas no cotidiano escolar, a direção encontrou resistências. Mas nem por isso se intimidou e, segundo eles, a proposta é que o Comitê da Diversidade e da Inclusão do colégio faça palestras sobre a questão para conscientizar a comunidade da necessidade de mudança de atitude na própria escola.

Mudança de mentalidades e atitudes leva tempo, e nesse caso, em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o termo “ideologia de gênero” necessita de uma definição específica, pois, na maior parte das vezes, as definições que nos chegam não passam de um conjunto de suposições e ideias preconcebidas e não verificadas pela ciência. 

Segundo os autores do canal do You-Tube Meteoro Brasil, em seu livro Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota, “… a teoria da conspiração de que existe uma ideologia de gênero disposta a agir sobre a sexualidade (em especial de crianças) parece apontar de maneira vaga, desregrada e até contraditória para um conjunto de políticas educacionais, ações de saúde pública ou ativismos destinados a promover a igualdade entre homens e mulheres ou a resguardar os direitos da comunidade LGBTQIA+”. Ou seja, como frisam os autores, “… a ideologia de gênero é usada como uma caricatura grotesca e generalizadora dos estudos de gênero”.   

Do campo do direito à antropologia, da biologia à psicologia, os estudos de gênero buscam elucidar como nos compreendemos e nos relacionamos; por que fazemos o que fazemos e significamos o que significamos. […] envolve(m) a educação para a formação humana, a educação reprodutiva para a saúde e a conscientização para as diferenças e semelhanças entre nós. nenhum desses estudos ensina como devemos ser: pelo contrário, questionam as formas como aprendemos a nos identificar de acordo com as normas que nos escapam.

Mas, afinal, o que são os estudos de gênero? 

Os autores do Meteoro Brasil resumem assim o seu conceito e aplicabilidade: “Do campo do direito à antropologia, da biologia à psicologia, os estudos de gênero buscam elucidar como nos compreendemos e nos relacionamos; por que fazemos o que fazemos e significamos o que significamos. […] envolve(m) a educação para a formação humana, a educação reprodutiva para a saúde e a conscientização para as diferenças e semelhanças entre nós. Nenhum desses estudos ensina como devemos ser: pelo contrário, questionam as formas como aprendemos a nos identificar de acordo com as normas que nos escapam”. 

Segundo a cartilha Princípios de empoderamento das mulheres, produzida pela ONU/Mulheres, gênero refere-se ao “conjunto de características sociais e culturais atribuídas às pessoas, geralmente em função do seu sexo. Enquanto o sexo biológico é determinado por características genéticas e anatômicas, o gênero é uma identidade adquirida que é aprendida, muda ao longo do tempo e varia amplamente dentro e entre as culturas. Trata-se dos comportamentos, valores e atitudes que a sociedade define como sendo próprios de homens ou de mulheres. Enquanto as diferenças de sexo são biológicas, as de gênero são culturais e dinâmicas, podendo se transformar de acordo com o desenvolvimento específico de cada sociedade. Sua principal característica está na mutabilidade, isto é, na possibilidade de mudança na relação entre homens e mulheres através do tempo”.

Igualdade e equidade de gênero

Se antes os papéis femininos e masculinos estavam definidos e os outros gêneros eram silenciosamente negados e colocados para baixo do tapete, se as injustiças entre homens e mulheres, entre negros e brancos, se a violência e o bullying para com os LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexos, Assexuais) era ignorada, nos dias de hoje isso já não é mais possível, seja porque a mídia revela essas injustiças todos os dias, seja porque tais minorias estão ganhando espaço e fazendo valer as suas vozes. Portanto, abordar a questão da igualdade e equidade de gêneros deve ser um compromisso da escola, já que esse debate é uma das bases para a construção de uma sociedade democrática e igualitária, com menos preconceito e discriminação.

Ainda segundo a cartilha da ONU/Mulheres, igualdade de gênero significa que “os diferentes comportamentos, aspirações e necessidades das mulheres e dos homens são considerados, valorizados e favorecidos equitativamente”. Já a equidade de gênero implica que “as mulheres e os homens são tratados de forma justa de acordo com as respectivas necessidades e privilégios. O tratamento pode ser igual ou diferenciado, entretanto considerado equivalente em termos de direitos, benefícios, obrigações e oportunidades”. Nesse sentido, é preciso que ações e comportamentos que promovam a igualdade e a equidade de gêneros comecem já na escola.

No livro Para falar de gênero, as autoras dão exemplos de como algumas escolas no mundo já estão tentando trazer para o seu cotidiano práticas dessa ordem. “Numa escola de educação infantil (Nicolaigarden), em Estocolmo, na Suécia, os professores não usam pronomes como “ele” e “ela” ao falarem das crianças. Em vez disso, chamam meninas e meninos pelo termo hen: palavra sem gênero. A biblioteca dessa escola tem poucos livros de contos de fadas cheios de princesas indefesas, e as meninas não são estimuladas a só brincar de casinha, assim como os meninos também brincam com bonecas”, relatam no livro.

Sabemos que não há uma fórmula prática e objetiva para se abordar temas como esse em sala de aula. Porém, abrir o espaço para que crianças e jovens possam aprender, questionar e se informar sobre o assunto já é um começo importante. Portanto, o livro Para falar de gênero é um convite atual para que a escola “siga em diálogo com diversos canais e pessoas que se dedicam a esse debate on e off-line. Opiniões tão diferentes como todas essas que você leu ao longo deste livro reafirmam a importância de escutar muitas versões e não achar que existe apenas uma verdade. Dialogar e debater é muito importante para a gente aprender e formar nossa própria opinião”, frisam as autoras, dirigindo-se aos jovens leitores, no encerramento da obra. É preciso que essa geração (e as futuras) cresça acreditando que ser e existir como cada um é e quer é um direito inalienável de todo ser humano.

JANUÁRIA CRISTINA ALVES é Mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira. É coordenadora da Coleção Informação & Diálogo, consultora de projetos de Educação e Comunicação para empresas e instituições educacionais e realiza palestras e oficinas para educadores, crianças e jovens, sobre Educação Literária, Alfabetização Midiática e Informacional e Storytelling. Acesse www.entrepalavras.com.br.

PARA SABER MAIS

  • ADICHIE, C. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
  • AUAD, D. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2016.
  • BRASIL, M. Tudo o que você desaprendeu para virar um idiota. São Paulo: Planeta, 2019.
  • IACONELLI, V. Carta aos homens. Folha de S.Paulo. São Paulo, 3 nov. 2020. Caderno Cotidiano, p. 3.
  • LINS, B.; MACHADO, B.; ESCOURA, M. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. São Paulo: Reviravolta, 2016.
  • ONU. Princípios de empoderamento das mulheres. ONU Mulheres e Rede Brasil do Pacto Global. Disponível em: mod.lk/educ20_p. Acesso em: 8 fev. 2021
  • PERES, P. As meninas estão mudando a escola. Disponível em: mod.lk/educ20p2. Acesso em: 8 fev. 2021.
  • PRATA, A. Pauta de costumes. Folha de S.Paulo. São Paulo, 19 set. 2019. Caderno Cotidiano, p. 3.
  • VARELLA, D. Ideologia de gênero. Folha de S.Paulo. São Paulo, 15 set. 2019. Caderno Ilustrada, p. 8.
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