Favoritos | Edição 22
DIREÇÃO PARA OS NOVOS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA
por CEDAC e Fundação Santillana
O que é preciso saber e fazer para atuar nos novos tempos e espaços da escola?
A nova edição do livro que foi sucesso entre diretores escolares está totalmente reformulada para responder a um novo momento da educação. Um momento que exige mais atenção à cultura digital, à pluralidade e à criatividade para manter a relevância da escola junto às novas gerações. Acompanha uma série exclusiva em formato podcast. Gratuito e imperdível!
Saiba mais: livro digital gratuito para download em mod.lk/fav.
ROBÓTICA COM SUCATA
por Débora Garofalo
Este lançamento de Débora Garofalo é uma introdução ao trabalho de robótica com sucata. Com propostas práticas que se conectam às diversas realidades, a obra busca contribuir com caminhos para uma Educação 5.0, oferecendo ideias e subsídios para os estudantes do Ensino Fundamental desenvolverem autonomia e construírem, coletivamente, saberes que serão usados ao longo da vida dentro e fora da escola.
Saiba mais: à venda nas principais livrarias do Brasil.
APRENDENDO COM O APRENDIZ E OUTRAS HISTÓRIAS DE MESTRES E ALUNOS
por Ilan Brenman
A relação entre professores e alunos é tão antiga quanto as pirâmides do Egito. As mais diversas culturas criaram narrativas a respeito dessa relação, que muitas vezes se invertia quando o aluno era aquele que ensinava algo ao mestre. Os grandes mestres falavam ao coração e à mente de seus alunos e, com uma rígida doçura, conseguiam criar desejo e amor pelo conhecimento.
Saiba mais: à venda nas principais livrarias do Brasil.
BURN OUT (2017)
filme de Cécile Carre (Dust)
Neste curta-metragem de ficção científica, a cineasta francesa Cécile Carre conta a história de Stella, uma mecânica espacial, que, após um colapso nervoso, acaba em um planeta deserto. Em seu desespero, encontra uma menina que a conduz numa aventura pelas profundezas do planeta. Nessa aventura misteriosa, Stella encontra uma caverna cheia de objetos que a relembram de seus medos e das expectativas que ficaram para trás. Um filme para incentivar ricas discussões em sala de aula sobre esperanças e sonhos.
Saiba mais: disponível em: mod.lk/favo22_1.
GRAPHOGAME BRASIL
aplicativo do Ministério da Educação
O Graphogame é um aplicativo gratuito lançado pelo Ministério da Educação que usa a gamificação para incentivar o processo de alfabetização. Voltado para crianças entre 4 e 9 anos, o aplicativo colabora no desenvolvimento de habilidades fonológicas e na aprendizagem de letras, sílabas e palavras. Nele, cada fase traz uma ou mais letras que a criança precisa tocar toda vez que ouvir. Cada acerto é contabilizado e, no final da fase, a estrela mostra o índice de aproveitamento daquela etapa.
Saiba mais: disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativo (Android, iOS e Microsoft).