Onde nascem as chaves do diálogo
Quem nunca ouviu a expressão: “a escola é a nossa segunda casa”? Em tempos líquidos, de hiperconexão e respostas a um clique, as paredes entre a casa e a escola desmoronaram. A escola já não é o lugar para o qual as famílias mandam os filhos para aprender conhecimentos técnicos. A família já não pode ser a única responsável pela formação ética e moral do indivíduo. Esses novos papéis compartilhados, sem muros ou paredes, ainda precisam ser ajustados. Isso é fato. Por isso, esta edição da Educatrix abriu suas páginas para entender melhor as expectativas de ambos os lados: o que as escolas esperam das famílias e o que as famílias esperam da escola?
Para ajudar nessa missão, preparamos uma série especial que visa compreender essas relações ao longo dos séculos, conversamos com pais das cinco regiões do Brasil para entender as diversas realidades desse diálogo e levantamos algumas dicas que podem ajudar pais e escolas a fomentar uma relação melhor com o estudo.
Se, antes, a ponte entre escola e famílias eram as lições de casa e as famigeradas reuniões de pais, hoje, os grupos de WhatsApp mantêm ativo essa conexão e trazem à tona a parceria (ou rivalidade) entre esses dois atores tão importantes na formação dos alunos. Eny Muniz traz sugestões para aproveitar o tempo das reuniões com os pais e o espaço dos grupos de WhatsApp de forma criativa e atrativa para criar vínculos.
Nessa edição tão familiar, convidamos Ilan Brenman, nosso novo autor exclusivo e um dos mais consagrados autores de literatura infantojuvenil da atualidade, para falar sobre a leitura e a preparação para a vida. Contamos também com a ilustre presença de Débora Garofalo, finalista do Global Teacher Prize 2019, o Oscar da Educação, para contar um pouco sobre a metodologia steam e compartilhar algumas ideias para inovar as aulas e tornar o aprendizado mão na massa algo democrático.
De olho na preparação das escolas para a implantação da Base Nacional Comum Curricular, convidamos o professor Nilson José Machado, da USP, para responder algumas dúvidas frequentes de educadores a respeito das mudanças propostas pela Base. Preparamos também um especial sobre os componentes curriculares com autores de materiais didáticos, sugerindo pautas para o trabalho com as habilidades e as avaliações por competências. Para esquentar os motores, trouxemos os resultados da pesquisa realizada por Telma Vinha, da Unicamp, a respeito do clima escolar e do impacto que o contexto tem no aprendizado.
Enfim, entre famílias, professores, gestores, mudanças e inovações do mundo, ser escola é se consolidar como um ecossistema de aprendizagem integral, de construção e troca de conhecimentos, de histórias de vidas distintas que se encontram em um ambiente vivo e em constante evolução. Mas afinal de contas, por onde começar a descobrir as chaves para abrir canais de diálogo estruturados?
Boa leitura!
Ivan Aguirra Iza
Gerente de Comunicação e Marketing