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Como preparar aulas (mais) inclusivas

Fazer a inclusão acontecer na sala de aula parece ser um desafio e tanto, mas com técnica, planejamento e boa vontade iniciativas ganham forma e sentido. Vamos conhecer algumas?

texto Ana Paula Patente

A inclusão escolar é um tema cada dia mais importante na educação e é essencial que os professores estejam preparados para trabalhar com estudantes que apresentam diferentes habilidades e necessidades. Se você deseja promover a inclusão em sua sala de aula e garantir um percurso escolar de qualidade, conheça algumas dicas práticas que podem ajudar nessa jornada.

Antes de tudo, é importante lembrar que fazer a inclusão acontecer não significa apenas matrícula e presença física do estudante com deficiência na sala de aula, mas criar um ambiente educativo em que todos aprendem juntos. 

Para alcançar a inclusão na prática, é importante que o professor:

  1. Conheça as necessidades educativas de cada estudante para que a metodologia de ensino e as adaptações sejam feitas de acordo com a necessidade educativa individual.
  2. Adapte o ambiente escolar para acomodar estudantes com deficiência física ou mobilidade reduzida, como cadeiras de rodas, rampas de acesso, portas mais largas e banheiros acessíveis.
  3. Utilize diferentes metodologias de ensino para as diferentes habilidades, como estratégias visuais, auditivas e táteis.
  4. Flexibilize o planejamento de aulas considerando ajustes, modificações e alterações nas atividades e avaliações.
  5. Monitore o aprendizado para acompanhar o desempenho acadêmico do estudante enquanto ele aprende.
  6. Treine professores e a equipe escolar com conhecimentos e recursos necessários para lidar com a diversidade, com as necessidades educativas diferentes, preparando-os para os diferentes desafios de uma sala de aula inclusiva.

Necessidade educativa diferente
requer diferentes tipos de adaptação

Adaptar materiais, usar estratégias de ensino inclusivas e metodologias diferenciadas são algumas das maneiras pelas quais os professores podem promover a inclusão em suas salas de aula. Envolve ainda criar ambientes de aprendizagem que respeitem a diversidade de habilidades, de potenciais e de necessidades educativas.

Para garantir que cada estudante tenha acesso igualitário às oportunidades de ensino e aprendizagem é importante que o professor utilize estratégias diversificadas em suas aulas. As sugestões a seguir estão correlacionadas às Competências Gerais da BNCC e podem ajudar nesse processo.

O que a escola ganha ao
promover aulas mais inclusivas?

A escola é um espaço importante para a formação integral de seus estudantes e deve ser um lugar que acolhe e valoriza a diversidade, por isso é fundamental que ela adote políticas e práticas inclusivas para garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial.

De acordo com pesquisas do Instituto Alana, “estudar em ambientes que valorizam a diversidade, em que estão juntos estudantes com e sem deficiência, pode ter efeitos positivos nas atitudes e nas crenças sociais de alunos sem deficiência”. E ainda: “pessoas sem deficiência que estudam em salas de aula inclusivas têm opiniões menos preconceituosas e são mais receptivas às diferenças”.

Todos ganham com a diversidade nos ambientes educativos, isso porque, quando estudantes com habilidades diferentes trabalham juntos, eles podem aprender com as experiências uns dos outros e desenvolver habilidades sociais importantes como a cooperação, a empatia, a autoconfiança e a autoestima. Inclui-se nessa conquista o cumprimento do ODS 4.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda global adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) composta de 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030. O ODS 4 é dedicado a “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Em síntese, ao promover aulas mais inclusivas a escola ganha:

  • Respeito à diferença e valorização da diversidade.
  • Respeito aos direitos humanos.
  • Promoção da igualdade de oportunidades.
  • Garantia de uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade para todos.

Além disso, o professor pode deixar a sala de aula muito mais interativa, além de melhorar o engajamento e a participação dos estudantes ao oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem e acessibilidade por meio de sites como os indicados a seguir: 

Escola Games: Para o professor que gosta de trabalhar com atividades prontas, o Escola Games é uma excelente sugestão, pois é uma plataforma educacional on-line que oferece uma variedade de jogos e atividades gratuitas para Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. 

São jogos e atividades com temas de língua portuguesa, matemática, geografia, história, ciências, inglês e meio ambiente integrados à BNCC, aos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento e ainda os professores podem trabalhar de forma inter e transdisciplinar.

Para facilitar a pesquisa, o professor pode filtrar os jogos por componentes curriculares, por temas (alimentação saudável, profissões, paz no mundo, cores, formas geométricas etc.) e por nível (fácil, médio e difícil). Cada jogo é projetado para ser interativo e desafiador, e muitos apresentam gráficos e animações coloridas ideais para trabalhar com os alunos dos anos iniciais. 

O professor encontra ainda dicas, objetivos pedagógicos e ficha com nível de ensino, componente curricular, tema, série e idade para ajudar no desenvolvimento do seu plano de aulas com ideias de atividades divertidas, atrativas e diversificadas. 

O site ainda conta com uma área dedicada a livros com as seções Leia para mim e Eu mesmo leio, acessíveis a estudantes que precisam ter contato com o letramento e a alfabetização. Pode ser facilmente utilizado por estudantes alfabetizados ou não, incentiva o gosto pela leitura, favorece a interpretação de texto, a escuta atenta, estimula a imaginação e a criatividade.

Confira a opção “Leia para mim” e observe como ela é interessante. Perceba que o áudio foi produzido com todas as características que um bom professor contador de histórias emprega na leitura de livros. Vale a pena conferir!

Wordwall: Se você gosta de produzir suas próprias atividades, o Wordwall é uma ótima opção, pois é uma plataforma on-line que fornece várias ferramentas para criar e compartilhar recursos educacionais interativos, como questionários, combinações, caça-palavras, classificação de grupo, pares correspondentes, anagramas, entre outros. Esses modelos são editáveis e podem ser personalizados como desejar.

Atividades diversificadas

Para criar suas atividades o professor precisa escolher o modelo, inserir o conteúdo elaborado e escolher se deseja a atividade no formato digital ou impresso. É possível criar atividades que podem ser facilmente editadas de um modelo para o outro, por exemplo, uma atividade de correspondência pode se tornar palavra cruzada. Dessa forma é possível oferecer a mesma atividade em formatos variados.

Outra sugestão é utilizar a plataforma para trabalhar o conceito de sala de aula invertida. Pode-se propor, por exemplo, que os estudantes (em grupo ou individualmente) expliquem determinado conteúdo ou conceito usando os recursos disponíveis na plataforma, o que contribui para o desenvolvimento de estudantes autônomos, solidários e competentes.

Todas as atividades criadas podem ser compartilhadas entre professores e um pode contribuir com a criação do outro. Elas podem ainda ser duplicadas e adaptadas à realidade e necessidade de cada professor. Essa atividade incentiva os professores no trabalho em equipe, na aprendizagem cooperativa, na melhora da comunicação e na maior eficácia no ensino.

Canva

Para o professor que está em busca de imagens de alta qualidade para suas atividades escolares o Canva é a ferramenta ideal. É uma plataforma de design gráfico on-line que permite criar uma ampla variedade de materiais gráficos, atividades escolares, plano de aulas, apresentações e infográficos que se adaptam a qualquer tipo de necessidade educativa. Observe algumas sugestões:

Folha de atividades. Nessa seção, o professor encontra várias atividades prontas para serem usadas sobre diversos temas. Pode preparar atividades com fontes ampliadas, com espaçamento maior entre as linhas de um texto, somente com imagens, alternando entre imagens e texto etc.

Plano de aulas: Permite criar planos de aula visualmente atraentes e organizados. É possível também utilizar os modelos prontos como referência ou adaptá-los.

Flashcards: Para tornar o aprendizado interativo, colorido e atrativo, o professor pode criar cartões para infinitas possibilidades, como jogo da memória, de formas geométricas, das emoções, das letras do alfabeto, das cores e do que mais ele precisar.

Criar trabalhos escolares

Professores podem incentivar estudantes a criar trabalhos escolares como cartazes, infográficos, apresentações animadas e relatórios. Isso pode ajudá-los a se comunicar melhor com suas ideias, interagir com os colegas de turma e criar coletivamente trabalhos interativos.

Como avaliar com base na perspectiva inclusiva?

A avaliação é crucial no processo educacional, pois permite ao professor verificar se os Objetivos de Aprendizagem foram alcançados ou se serão necessárias novas formas de intervenção para um ensino mais efetivo.

É importante saber que o mesmo critério para adaptar atividades e criar aulas mais inclusivas que sugerimos aqui pode ser utilizado para criar os processos avaliativos. Além disso, o professor pode utilizar durante as avaliações estratégias:

  • Tempo extra para conclusão da avaliação.
  • Comandos com instruções passo a passo.
  • Segmentação de longos textos em pequenos parágrafos.
  • Redução de estímulos visuais.
  • Letras maiúscula (caixa alta) e/ou fontes aumentadas.
  • Simplificação de questões muito complexas.

Portanto, o professor tem um papel essencial na criação de ambientes inclusivos, promoção da diversidade e enriquecimento do processo de aprendizagem.

Preparar aulas mais inclusivas é fundamental para o desenvolvimento de todos os estudantes, pois eles se tornarão cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo atual e alcançar o seu máximo potencial. 

Ana Paula Patente 

Atua na educação inclusiva há mais de 15 anos na capacitação de profissionais do AEE e na implantação de Salas de Recursos da rede pública de Minas Gerais. É autora do livro Guia definitivo para elaborar o PDI e fundadora da Comunidade Educadores Inclusivos, que reúne on-line educadores de todo o Brasil. 

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