Agenda 2030 e a educação: em que ponto estamos?
A regra é clara e uníssona: precisamos ser (e ensinar a ser) mais sustentáveis para garantir a sobrevivência das próximas gerações.
texto Kátia Dutra
O ano era 2015. Representantes dos 193 Estados-membros da ONU reuniram-se em Nova York para assinar o documento Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Foi um marco na política internacional por determinar o comprometimento em “tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos”.
A Agenda 2030 é um plano de ação para a comunidade internacional que visa garantir um mundo mais sustentável e resiliente em 2030. Apresenta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estabelece 169 metas para erradicar a pobreza e promover uma vida digna a todos, dentro das possibilidades e limites do nosso planeta. Para isso, abrangem três dimensões do desenvolvimento sustentável — social, ambiental e econômica — e são responsabilidade dos governos, instituições privadas e sociedade civil.
Para tangibilizar as necessidades e criar frentes de trabalho significativas, a Agenda 2030 parte de cinco eixos centrais, os chamados 5P, que colaboram com a criação de iniciativas e frentes de ação essenciais para o atingimento das metas:
Pessoas
Erradicar a pobreza e a fome em todas as suas formas, assim como zelar para que todos possam explorar seu potencial com dignidade e igualdade em um meio ambiente saudável.
Planeta
Proteger o planeta contra a degradação, mediante consumo, produção e gestão dos recursos naturais sustentáveis, e adotar medidas para frear as mudanças climáticas.
Prosperidade
Conseguir que os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e plena e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
Paz
Alcançar sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estejam livres do medo e da violência.
Parcerias
Mobilizar os meios necessários para implementar a Agenda 2030 mediante parcerias baseadas na solidariedade e focadas nas necessidades dos mais vulneráveis.
A educação para o desenvolvimento sustentável
Metade do tempo passou desde a proposta da Agenda 2030 e vivenciamos catástrofes civis, ambientais e sanitárias, como a pandemia causada pela covid-19, que impactaram as metas iniciais. O coronavírus, por exemplo, evidenciou a urgência dos debates coletivos sobre tais questões e sobre como vamos atuar individual e coletivamente de maneira mais sustentável e assertiva. Tudo isso passa pela formação de indivíduos e cidadãos.
A Unesco é a entidade responsável por acompanhar a evolução da Educação 2030. Para isso, o órgão organizou o Marco de Ação da Agenda Educação 2030, um documento que descreve os compromissos estabelecidos em 2015 em âmbito nacional, regional e mundial, e fornece diretrizes práticas para implementar ações.
Para promover a transparência neste acompanhamento, a Unesco criou o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020 (Global Education Monitoring — GEM 2020) em que são analisados os mecanismos dos países em relação ao combate às desigualdades e aos avanços para a inclusão de todos na educação. O relatório mostra que há muito a ser feito para alcançar as metas globais. De acordo com dados apurados, 68% dos países têm uma definição de educação inclusiva, mas apenas 57% dessas definições abrangem os diversos grupos marginalizados.
Em relação à crise deflagrada pela covid-19, o relatório mostra que 1,6 bilhão de estudantes foram afetados, mas as respostas não foram suficientes. Cerca de 55% dos países de renda baixa investiram em ensino on-line na educação primária, mas apenas 12% das famílias mais carentes têm acesso à internet em casa. “No geral, cerca de 40% dos países de renda baixa e média-baixa não apoiam estudantes em situação de risco de exclusão”, especifica.
Em 2021, como forma de avançar na educação, 80 representantes dos países participantes se reuniram durante a Conferência Mundial Virtual e se comprometeram com ações concretas para a sobrevivência de nosso planeta. Foi firmada a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) com o objetivo de rever as metas globais e as consequências da pandemia na educação mundial. No Brasil, a Unesco atua em parceria com instituições locais para oferecer materiais de formação e capacitação de gestores e educadores sobre como integrar a ESD aos currículos escolares e sobre como conscientizar famílias e alunos.
Agora mais do que nunca, é preciso conduzir as novas gerações e colaborar na construção de um mundo mais igualitário, democrático e plural para todos e em todos os lugares.
Para saber mais
- Unesco. Observatório 2030. Disponível em: mod.lk/ed23_fm1. Acesso em: 11 set. 2022.
- Unesco. (2016). Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação. Disponível em: mod.lk/ed23_fm2. Acesso em: 11 set. 2022.
- Unesco. (2021). Relatório de monitoramento global da educação. Disponível em: mod.lk/ed23_fm3. Acesso em: 11 set. 2022.