fbpx

Soluções locais para um mundo global

Richmond e Santillana Español se consolidam na liderança do mercado de soluções para ensino de idiomas, aliando experiência e qualidade internacionais com a atenção para as demandas do país.

Texto Lara Silbiger

Think globally, act locally” (em português, pense globalmente, aja localmente) é um dos maiores desafios que o mundo atual impõe ao ensino de idiomas. Ao mesmo tempo em que ele nos convida a transcender qualquer barreira — geográfica, espacial e temporal —, nos faz refletir também sobre as diferentes demandas que existem ao redor do mundo para se aprender uma segunda língua. Nesse exercício dialético do chamado glocal, equalizar as especificidades das escolas brasileiras com a inovação e o padrão internacional de qualidade é a principal missão da Richmond e da Santillana Español (marcas-irmãs da Moderna) no mercado nacional de soluções educacionais para Inglês e Espanhol, respectivamente. 

A Richmond foi fundada pela Santillana em 1992, no Reino Unido, para produzir e editar materiais didáticos de Língua Inglesa, além de soluções para os professores dos mais de 20 países onde atua nos continentes europeu e americano. Já a Santillana Español foi criada em 1991, a partir de uma parceria com a Universidade de Salamanca, na Espanha, para desenvolver conteúdos voltados ao ensino da língua e cultura espanholas para estrangeiros. Ambas chegaram ao Brasil ainda nos anos 1990.

No início da década seguinte, seus títulos foram adicionados ao catálogo de idiomas da Moderna, a partir da incorporação da editora brasileira pela Santillana em 2001. “O objetivo era aliar a experiência de sucesso e consagração internacionais com a liderança da Moderna no mercado nacional de didáticos”, explica Sandra Possas, diretora editorial da Richmond e da Santillana Español no Brasil. A partir de então, grandes investimentos foram feitos no país para expandir a atuação da Moderna na área de idiomas. “A iniciativa fez parte de um esforço maior do Grupo para assumir a liderança nos países onde atua.” 

Trajetória de sucesso

  • 1991 – A Santillana firma parceria com a Universidade de Salamanca, na Espanha, para criar e editar livros e materiais didáticos para ensino da língua e cultura espanholas para estrangeiros. 
  • 1992 – A Santillana cria a marca Richmond, com sede no Reino Unido, para produzir e editar materiais para o ensino de Língua Inglesa.
  • 2001 – A Moderna é incorporada ao Grupo Santillana e alia a liderança desta no mercado nacional de Educação Básica com a força global da Richmond e da Santillana Español. O catálogo da Moderna passa a incorporar os títulos dos dois selos internacionais. A partir de 2001 A Santillana faz grandes investimentos para expandir a atuação da Moderna na área de Idiomas. Deles resulta a formação de equipes editoriais próprias para os dois selos internacionais.  
  • 2002 – Início da produção editorial da Richmond e da Santillana Español no Brasil.
  • 2003 – Consolidação da sinergia entre as equipes editorial e comercial, o que confere à produção da Richmond e da Santillana Español maior entendimento das demandas do professor – e, portanto, um diferencial de mercado.
  • 2011 – O lançamento da coleção Kids’ Web marca uma nova era do design para didáticos de idiomas. “Ao integrar a imagem ao texto escrito, incentivamos o desenvolvimento da leitura imagética no aprendizado de Línguas Estrangeiras”, explica Adriana Pedro de Almeida.
  • 2012 – As obras coletivas Free Way e UpGrade, destinadas ao Ensino Médio, são aprovadas no PNLD.
  • 2014 – Lançamento da coleção English ID para escolas de idiomas. “A obra foi especialmente pensada para os falantes de Português-Espanhol e, por isso, se baseia nos paralelismos com a língua materna para acelerar o aprendizado”, comenta Izaura Valverde.
  • 2015 – Lançamento dos programas Richmond Solution e Solución Santillana, oferecendo um pacote de produtos e serviços integrados para as escolas.
  • 2016 – Lançamento da 8a edição de Our Way (Amos, E., Prescher, E & Pasqualin, E.), a coleção líder no Fundamental 2.
  • 2017 – A coleção Students for Peace, de Eduardo Amos, vence o prêmio internacional ELTons 2017, do British Council. Lançamento do Programa Bilíngue Educate by Richmond.
  • 2018 – Coleção Orbit é finalista do prêmio ELTons 2018.

Ainda nesse contexto, em 2002, os dois selos ganharam equipes editoriais próprias no Brasil. Elas foram encarregadas de realizar pesquisas junto a professores, bem como desenvolver e editar materiais adequados às nossas salas de aula. No ano seguinte, ambos voltaram a ter identidade e catálogo próprios. E, dali por diante, tiveram a participação de autores brasileiros e estrangeiros que conhecem a realidade escolar e as diretrizes educacionais vigentes. 

Hoje, a relevância das soluções desenvolvidas no país faz da Richmond reconhecida globalmente pelo perfil inovador – além de líder de mercado na rede privada. No ano passado, a coleção Students for Peace recebeu o prêmio ELTtons, do British Council, na categoria ‘Excelência em inovação de materiais didáticos para ensino do idioma inglês como língua estrangeira’. “Esta foi a primeira vez que uma produção editorial totalmente concebida no Brasil recebeu tal condecoração”, comemora Sandra.

O destaque da Santillana Español é igualmente notável, tendo se consolidado como a editora de didáticos de Língua Espanhola mais adotada por todos os segmentos nas escolas particulares. A inovação também é sua marca registrada, com coleções que trazem não só recursos didáticos e pedagógicos de ponta como temáticas de vanguarda. Esse é o caso, por exemplo, da obra Travesía Español, que aborda o tema projeto de vida e motiva o aluno do Ensino Médio a refletir sobre um tema diferente a cada livro: autoconhecimento, vida em sociedade e escolhas profissionais.

Adriana Pedro de Almeida (à esq.), Sandra Possas
(centro) e Izaura Valverde (à dir.).

O segredo do sucesso das duas marcas no Brasil é potencializar seu olhar internacional a fim de encontrar a melhor solução para as especificidades locais. “É fundamental compreender que cada grupo de países tem características próprias com relação à carga horária, ao currículo, às temáticas e, principalmente, ao contexto geral de aprendizagem de idiomas”, comenta Sandra. É com base nesse conjunto de informações que nossas equipes editoriais se estruturam para atender a demanda brasileira, seja importando materiais ou criando novos conteúdos por aqui. “Nossa preocupação é sempre estar em consonância com as metodologias mais recentes de ensino”, destaca Adriana Pedro de Almeida, gerente de produção.

Entender as demandas do público brasileiro e aplicar tendências internacionais ao perfil desse público são diferenciais que colocam a Richmond e a Santillana Español como referências no mercado de idiomas. 

Atualmente, a Santillana possui polos de produção de materiais didáticos de Língua Inglesa na Inglaterra, México, Espanha e Brasil. Enquanto a primeira visa ao mercado internacional, os demais atendem ao público interno e a países vizinhos. Hoje, as publicações criadas pela Richmond Brasil já são exportadas para a América Latina. 

Já as produções de Língua Espanhola têm seus polos editoriais apenas na Espanha e no Brasil. “Somos um mercado promissor, especialmente pela percepção das escolas de que oferecer mais um idioma é uma vantagem competitiva”, diz Sandra. Vale lembrar que a expansão do Espanhol se deu principalmente a partir de 2005, incentivada pela Lei no 11.161/ 2005. 

Equipe especializada

Em boa medida, o sucesso da customização e adoção das soluções da Richmond e da Santillana Español no Brasil se devem à qualificação dos profissionais envolvidos no desenvolvimento editorial. “Todos os nossos editores de texto têm formação em Letras e pós-graduação. Além disso, os designers também são especialistas em materiais didáticos para ensino de Idiomas, assim como a equipe de tecnologias educacionais, composta por programadores, produtores de conteúdo, infografistas, editores, designers, entre outros profissionais”, destaca Izaura Valverde, gerente editorial. 

Outro diferencial está no atendimento especializado. “O apoio às escolas vai do contato comercial, com consultores graduados em Letras (Inglês ou Espanhol) ou em Pedagogia, à assessoria pedagógica”, explica Izaura.

Um brinde à inovação 

Há dois anos consecutivos, a Richmond é destaque no prêmio internacional ELTons, promovido pelo British Council para celebrar a inovação em recursos educacionais de Língua Inglesa ao redor do mundo. 

Além da consagração da Richmond, o prêmio simboliza um divisor de águas para os didáticos de idiomas no Brasil, que teve pela primeira vez reconhecida no exterior uma obra totalmente produzida e editada no país. 

Students for Peace — para anos finais do Fundamental — foi idealizada pelo autor brasileiro Eduardo Amos, que lançou luz sobre a educação para a paz como tema central da obra. Até então, a temática era inédita nos materiais de idiomas. “Entre os recursos pedagógicos da coleção, destacam-se a plataforma social na qual professores e alunos podem compartilhar atividades e projetos; atividades com QR code, que expandem os limites do livro impresso e dão acesso a conteúdos complementares; e o livro digital, com exercícios cujo feedback é imediato, vídeos e atividades interativas”, conta Adriana Pedro de Almeida. 

Em 2018, também na categoria de inovação, a Richmond foi finalista com a coleção Orbit. Elaborada especialmente para atender às necessidades do mercado brasileiro, ela se destaca pelo alinhamento dos temas e conteúdos com as demais disciplinas dos anos iniciais do Fundamental; pela abordagem multicultural voltada à cidadania global; e pelo foco no desenvolvimento de competências socioemocionais. “Cabe ainda destacar a ênfase nas metodologias ativas, com games e atividades makers, e a plena integração do livro impresso com os recursos multimídia da obra”, comenta Adriana.  

Desafios para inovar

Graças ao profundo entendimento que têm do mercado de idiomas, a Richmond e a Santillana Español hoje são capazes de antever tendências, acompanhar a evolução do setor e, até mesmo, identificar oportunidades. Contudo, inovar não é uma tarefa fácil. Segundo estudo da Nielsen (empresa de pesquisa e informação de mercado), somente 10% das iniciativas inovadoras no mundo obtém sucesso. Ela ainda afirma que o sucesso não é algo aleatório ou imprevisível, mas uma ciência. Por trás dele, está uma relação de causa e efeito com as pessoas que precisam de ajuda para enfrentar um desafio. 

Não por acaso, conhecer de perto as necessidades e particularidades da sala de aula nos diferentes segmentos de idiomas no Brasil é uma das prioridades da Richmond e da Santillana Español. “Um dos aspectos que nos coloca em destaque no mercado é justamente a proximidade que temos com os professores, seja durante as visitas dos consultores comerciais, nas assessorias pedagógicas com escolas parceiras ou nos cursos de formação que promovemos”, afirma Izaura Valverde. 

Conheça, a seguir, algumas das características e demandas dos diversos setores do mercado nacional de idiomas.

Escolas privadas de ensino regular

Integram o ensino de idiomas ao projeto pedagógico, que valoriza a formação integral do aluno. “Por isso, é essencial que os materiais didáticos e serviços de idiomas também contemplem essa dimensão e ofereçam projetos interdisciplinares, bem como recursos que favoreçam o desenvolvimento de capacidades e habilidades que transcendam o âmbito linguístico. É o caso, por exemplo, das competências socioemocionais, afirma Sandra Possas.

Escolas privadas de ensino bilíngue

Nos últimos anos, é crescente a demanda pelo bilinguismo em escolas. Nelas, a língua estrangeira se coloca como idioma a serviço de outras disciplinas. “Quanto mais a instituição se aprofunda no ensino bilíngue, mais o ensino de idiomas tende a se diluir na formação integral do indivíduo. Cabe aos recursos didáticos acompanhar essa demanda”, diz Sandra.  

Escolas de idiomas 

Visam se inserir no cenário global com um ensino que tenha a mesma eficiência de uma escola no exterior. “Têm aspiração internacional e, por isso, buscam o que há de mais moderno no aprendizado de língua estrangeira”, comenta Sandra. 

Escolas de sistema de ensino

Levam consigo a metodologia geral e uma série de serviços e materiais do sistema de ensino a que pertence.

Escolas da rede pública

Aspiram um material que lhes dê autonomia. “Como parte dos professores não tem formação específica no ensino de idiomas, as escolas demandam materiais cuja metodologia seja amigável. Além disso, precisam de apoio pedagógico para que o professor desenvolva plenamente seu trabalho na sala de aula”, comenta Sandra. Segundo ela, o desafio nesse caso é equalizar a flexibilização — de forma que seja suficiente para o professor fazer as customizações que julgue necessárias — com as diretrizes gerais da Educação.

Bilinguismo dinâmico

Um novo conceito começa a ser aplicado no universo do ensino de idiomas. Trata-se do bilinguismo. Mais que ser fluente em duas línguas, ele requer que o aluno entenda a complexidade linguística e cultural do mundo e que se adapte às inúmeras formas de interação e comunicação bilíngues, desenvolvendo assim a tolerância frente às diferenças. “Na prática, tudo isso demanda um aprendizado que expanda as fronteiras do conhecimento para além do simples domínio de duas línguas”, explica Izaura. 

Para apoiar as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental nesse desafio, o programa Educate by Richmond oferece uma proposta educacional bilíngue baseada na aprendizagem por meio de vivências e atividades colaborativas. “O objetivo é consolidar o conhecimento e os novos conteúdos de forma motivadora, inteligente e divertida — por exemplo, em aulas de culinária e de teatro, experiências científicas, com recursos impressos e digitais integrados, com kits de brinquedos acompanhados de roteiros de aprendizagem, entre outros”, complementa Adriana. 

Educate se vale do método da pedagogia de projetos e pode ser implementado no turno ou contraturno da escola, bem como na grade ou no currículo estendido. O programa ainda oferece coaching para os professores, treinamentos, acompanhamento pedagógico contínuo e progressivo e certificações internacionais TOEFL e de Cambridge (para os alunos e professores). 

Compartilhe!
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com