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Educação inclusiva precisa de bons recursos pedagógicos

A Santillana acredita que a inclusão é uma construção coletiva e de responsabilidade compartilhada por aqueles que trabalham por uma educação igualitária e para todos. 

texto  Luciano Monteiro

Não apenas no Brasil, mas em todos os países onde a concepção de educação inclusiva avança, está cada vez mais evidente que não será possível ir muito adiante sem apoiar fortemente a escola com conhecimentos, recursos, formação. Afinal, trata-se de uma nova concepção, com novos paradigmas, que supõem transformações pedagógicas – para muito além do atendimento de crianças e adolescentes com deficiência ou com altas habilidades. Para ser mais inclusiva, as instituições de ensino precisam revisitar seu próprio projeto político pedagógico com o objetivo de levar cada aluno a avançar em seu próprio contexto de possibilidades.

Nem sempre é possível para o mundo editorial atender às especificidades dos temas da inclusão, por sua escala, pelas diferenças de visões envolvidas e pela própria diversidade de condições que caracterizam a educação inclusiva. Mas esses recursos estão surgindo — ao menos no Grupo Santillana — como parte da política de Ambiente, Social e Governança (em português ASG, do inglês Environmental, Social and Governance, ESG), em pleno desenvolvimento na companhia, nos países onde atua.

No Brasil, por exemplo, a Fundação Santillana lançou, em 2020, em pleno primeiro ano da pandemia, um livro que rapidamente se tornou uma referência no tema. Trata-se da obra Educação Inclusiva na prática — experiências que ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas. Organizado por Rodrigo Hubner Mendes, criador do Instituto Rodrigo Mendes, o livro traz, além de textos do autor, colaboração de educadores de renome, como o venezuelano Fernando Reimers, pesquisador de Harvard, e o brasileiro Lino de Macedo, da Universidade de São Paulo (USP).

Trazendo reflexões, dados históricos e estudos de caso, o livro está disponível gratuitamente no portal da Fundação Santillana. “Nossa intenção foi aproximar o leitor de práticas educacionais inclusivas exemplares, capazes de contribuir para o estabelecimento de reflexões inspiradoras. Consideramos fundamental que as experiências apresentadas não sejam entendidas como receituários, mas como fontes de inspiração e pesquisa para outros projetos educacionais comprometidos com o tema da inclusão escolar”, explicou Mendes. 

Santillana Inclusiva

Internacionalmente, a Santillana também vem buscando formas de oferecer aos educadores, alunos e famílias recursos que permitam avançar no projeto de educação inclusiva. Nos dias 26 e 27 de abril de 2023 aconteceu o primeiro Congresso Internacional de Educação Inclusiva para a América Latina, momento planejado para a empresa apresentar a iniciativa Santillana Inclusiva.

O evento virtual buscou reunir renomados palestrantes internacionais, e as inscrições foram gratuitas. Realizado pela Santillana, com o apoio da UNIR (La Universidad em Internet), da Fundação Santillana, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e da Confederação Interamericana de Educação Católica (Ciec), teve por foco central justamente os desafios da educação inclusiva. A iniciativa Santillana Inclusiva promove a produção, em língua espanhola, de recursos digitais adaptados, além de orientação técnico-pedagógica e assessoria aos centros.

“Faz alguns anos que tínhamos inquietude sobre o tema e procurávamos formas de gerar material de apoio para professores, para população com deficiência e dificuldades de aprendizagem”, conta o diretor global de conteúdos, Luis Guillermo Bernal. Surgiu, assim, a ideia de um trabalho coletivo, envolvendo todos os países de língua espanhola, abordando inicialmente sete grupos específicos: síndrome de down, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dislexia, dificuldades auditivas, dificuldades visuais e autismo (TEA). Cada país buscou a parceria com organizações sociais especialistas de alta reputação. “Fizemos um trabalho transversal, mas que pudesse se situar localmente”, conta o diretor. O projeto teve início em 2022 e está em permanente construção. 

Todos os recursos são digitais e acessíveis e dividem-se entre recursos de orientação psicopedagógica para os educadores, material para os alunos e orientações para gestores. “Tanto este novo projeto como a celebração do Congresso Internacional de Educação Inclusiva fazem parte do compromisso da Santillana com a diversidade e a igualdade na educação, alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4 e o Plano Diretor de Sustentabilidade da empresa”, finaliza o diretor.

Iniciativa brasileira

Aqui no Brasil, a Moderna, uma das marcas da Santillana Brasil, acaba de lançar uma parceria com o Porvir, um dos mais prestigiados sites brasileiros sobre inovação e educação, para a produção e divulgação da série de reportagens “Desafios da Educação Inclusiva”. Ao todo serão oito reportagens e conteúdos relacionados ao tema da educação inclusiva escritos por especialistas, além de materiais especiais para redes sociais. A ação tem como objetivo conscientizar redes de ensino, escolas e famílias em relação a práticas de inclusão e debater experiências e vivências em todo o Brasil. O conteúdo é lançado mensalmente no portal Porvir e replicado nas redes sociais da editora Moderna.


Para saber mais

  • I Congreso Internacional de Educación Inclusiva. Santillana Global, 2023. Disponível em: mod.lk/ed24_su2. Acesso em: 19 abr. 2023.
  • MENDES, R. H. Educação inclusiva na prática: experiências que ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. Fundação Santillana e Editora Moderna, 2020. Disponível em: mod.lk/ed24_su1. Acesso em: 19 abr. 2023. 
  • OLIVEIRA, R. Educação inclusiva é assunto para todas as etapas de formação de professores. Porvir e Editora Moderna, 2023. Disponível em: mod.lk/ed24_su3. Acesso em: 19 abr. 2023.  
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