Educação e sustentabilidade
A consciência sustentável precisa ser prioridade nas pautas escolares para a construção de projetos de vida das futuras gerações.
Texto Kátia Dutra
“Pense sustentável.” “Não desperdice.” “Seja consciente.”
Essas são frases comuns do nosso dia a dia. Marcas e pessoas estão cada vez mais engajadas em questões relacionadas ao bem-estar social e à relação da sociedade com a natureza. O aumento exponencial da população mundial traz à tona debates sobre a produção de alimentos, a exploração da natureza e, principalmente, sobre os hábitos de consumo. A reflexão sobre o consumo de insumos e bens naturais não pode ser mais adiada e a escola tem um papel fundamental na conscientização dos jovens de hoje e do futuro.
As instituições de ensino são a porta de entrada do contato da criança com a vida em sociedade. Essa premissa vai além do desenvolvimento das habilidades de socialização; diz respeito também aos compromissos que os jovens assumirão com o mundo em que vivem e com seus projetos de vida: vida na escola, na universidade, no mundo do trabalho.
Articulações para o bem comum
Algumas indústrias, como a de papel, têm assumido um compromisso real com o meio ambiente, utilizando áreas reflorestadas para a sua produção e criando certificações rígidas para garantir a extração regulamentada das matérias-primas. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas associações e empresas já têm trabalhado juntas para criar práticas e iniciar debates relevantes.
Uma dessas associações é a Two Sides, uma ONG global com sede em Londres, que atua em diversas partes do mundo no combate à disseminação de fake news e mitos associados à indústria. No Brasil, a ONG já conta com associados que atuam na área educacional e articula projetos para melhorar práticas e atuar na conscientização dos diversos públicos.
Desde 2019, a ONG encabeça, ao lado da Moderna, o Projeto Educadores, uma articulação que conta também com a participação da International Paper e da OGRA Gráfica. O objetivo é produzir, de forma conjunta, conteúdos de formação interna e externa para a conscientização sobre o uso do papel na educação. Os materiais são distribuídos e disponibilizados gratuitamente para escolas, professores, pais e alunos e colaboram no combate de mitos sobre a produção de livros e materiais impressos.
O projeto produziu 30 mil cartazes informativos sobre a produção do livro e cerca de 12 mil escolas de todo o Brasil já receberam o material entre os meses de agosto e outubro de 2019. “O projeto surgiu com o objetivo de desmistificar os mitos associados ao produto e fortalecer o ciclo positivo do papel. Para nós, essa ação, que vai além do produto final, é como compartilhamos conhecimento sobre o setor de florestas plantadas, contamos um pouco mais sobre o processo produtivo 100% renovável, esclarecendo dúvidas que surgem principalmente dentro de uma sala de aula”, afirma Tamara Natale, gerente de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade e gestora executiva do Instituto International Paper. “É como levamos a informação de forma simples, fortalecendo o uso desse produto milenar e sustentável. Afinal, por trás de cada papel, existe uma história, a preocupação com o meio ambiente, com as pessoas e com as comunidades onde atuamos”, completa Tamara.
Para a Moderna, trata-se de um trabalho coletivo que vai além da sustentabilidade ambiental. É uma proposta de corresponsabilidade entre todos os players da cadeia de produção de papel. Para a editora, o principal valor nessa ação é criar uma corrente em prol das futuras gerações. Estar comprometido com a sustentabilidade vai além da preocupação ambiental, está diretamente associado a incentivar o consumo consciente de matérias-primas e fontes renováveis: é fundamental se posicionar a favor dessas questões. Como uma empresa que é fonte de conteúdo de formação humana, estar à frente de tais iniciativas é uma preocupação constante.
Vamos juntos?
Para saber mais
- Moderna – Práticas sustentáveis. Disponível em: moderna.com.br/praticassustentaveis. Acesso em: 10 de fev. 2020.
- Two Sides. Disponível em:www.twosides.org.br. Acesso em: 10 de fev. 2020.
- Cartaz O ciclo sustentável do papel. Disponível em:http://mod.lk/ciclo. Acesso em: 10 de fev. 2020.